Em virtude das notícias vindas a público sobre a não utilização do Estádio Cidade de Coimbra (ECC) pelo clube União 1919 no próximo dia 8 de dezembro, cabe à direção da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF) esclarecer:
1) Ao abrigo do novo Acordo de Utilização do ECC em vigor desde 31 de julho de 2024, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) solicitou, no dia 6 de setembro, a utilização do ECC pelo clube União 1919 para a data de 10 de novembro de 2024.
2) No dia 17 de outubro a CMC informou a AAC-OAF de que no dia 9 de novembro iria realizar-se o jogo da seleção nacional de rugby no ECC. Em consequência da realização do jogo de rugby a CMC informou que o jogo do União 1919 não seria realizado no ECC ficando sem efeito o pedido realizado a 6 de setembro.
3) No dia 21 de outubro, a CMC solicitou a utilização do ECC pelo clube União 1919 para a data de 8 de dezembro. A direção da AAC-OAF, após conhecer o sorteio da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina, informou a CMC de que não se opunha à utilização do ECC por parte do União 1919 nessa data.
4) O Acordo de utilização do ECC assinado em 31 de julho, define que quando a CMC ceder a utilização do ECC a outros clubes para a realização de um jogo de futebol “[ficam] os clubes responsáveis pela bilheteira, por todos os custos associados e por eventuais danos ocorridos durante a realização do evento, devendo subscrever a adequada apólice de seguro.”.
5) A organização de um jogo de futebol sénior no ECC é uma organização complexa e tem custos elevados pelo que a AAC-OAF não poderá ser responsabilizada por eventuais promessas alheias sobre os custos de organizar um jogo de futebol no ECC e a respetiva responsabilidade de pagamento, porquanto o Acordo de Utilização é claro sobre a responsabilidade de todos os custos associados e eventuais danos durante a realização do evento.
6) A AAC-OAF foi informada hoje, 4 de novembro, pela CMC, da desistência do União 1919 de utilizar o ECC.
7) Para permitir que o União 1919 jogasse no ECC a AAC-OAF solicitou o Estádio Sérgio Conceição à CMC para o jogo da sua equipa de Sub-17 uma vez que existia um conflito horário com o jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina. A CMC comunicou ontem, 3 de dezembro, que o Estádio Sérgio Conceição estava em tratamento pelo que a AAC-OAF deu início ao processo de adiamento do jogo para final de dezembro.
8) Na sequência da desistência do União 1919 a AAC-OAF comunicou à FPF e ao Estoril Praia que o local do jogo de Sub-17 será alterado para o Estádio Cidade de Coimbra no dia e hora agendada, 8 de dezembro pelas 15:00.
Coimbra, 4 de dezembro de 2024